IREC: uma nova meta

O grupo TOPUS, desde a sua primeira participação nas competições de foguetemodelismo no Brasil, vem trocando experiências e conhecimentos com diversas equipes universitárias de todo o país. Para nós, é um imenso prazer estar em eventos que além de desafiadores, estimulam o nosso crescimento como um todo. Foi pensando nisso que decidimos unanimemente um novo objetivo: estar na IREC em 2017.

Mas o que é IREC e como funciona?  TOPUS explica. A sigla provém de Intercollegiate Rocket Engineering Competition, representa internacionalmente uma competição de foguetes universitária. Basicamente, equipes do mundo inteiro se reúnem em uma semana a fim de expor seus projetos e lançamentos.

O evento, promovido pela Experimental Sounding Rocket Association (ESRA) dos EUA, tem sede próxima à cidade americana de Green River, em Utah, e conta com uma extensa área desértica para promover a competição. A IREC 2016 ocorrerá de 15 a 18 de Junho, tendo o dia 19/06 reservado como “backup day”, caso ocorram imprevistos.

Fonte: ESRA - IREC 2015
Fonte: ESRA – IREC 2015

Este ano, em sua 11ª edição, representando o Brasil, temos confirmadas as equipes “ITA Rocket Design”, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), “Projeto Jupiter”, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e pela primeira vez a equipe do Instituto Militar de Engenharia (IME). Vale lembrar que na edição anterior, em 2015, apenas as equipes “ITA Rocket Design” e “Projeto Jupiter” representaram o Brasil, sendo que o ITA obteve 2º colocação na competição.

O TOPUS parabeniza e torce por todos! Esperamos participar da IREC 2017, assim como aspiramos que mais equipes brasileiras representem nosso país!

Para mais informações, visitem o site da ESRA: http://www.soundingrocket.org/