CONHEÇA O COBRUF

Saiba mais sobre a Competição Brasileira Universitária de Foguetes.

Logo do Projeto COBRUF 2
Acesse o site do COBRUF

O Projeto COBRUF é uma iniciativa independente de estudantes de graduação, iniciada em março de 2012, que cria, ajuda e promove grupos técnico-estudantis aeroespaciais para desenvolverem conceitos de exploração espacial e de veículos aeroespaciais nas universidades brasileiras. Além disso, também está desenvolvendo, aqui no Brasil, uma das mais avançadas competições tecnológicas universitárias do mundo: a Competição Brasileira Universitária de Foguetes (Cobruf).

A Cobruf possui um formato de competição universitária inédito no mundo e foi arquitetada especificamente para o contexto brasileiro. Ela visa, de forma dinâmica e divertida: aproximar diferentes universidades, colaborar na geração de interesse da sociedade pelo setor aeroespacial, auxiliar ativamente a criação de grupos técnico-estudantis aeroespaciais nas universidades, gerar produção de trabalhos científicos e tecnologias úteis para a indústria, preparar os estudantes para o cenário policêntrico e interdisciplinar presente nos grandes projetos tecnológicos do mundo e colaborar com o PEB.
Uma das principais missões atuais do Projeto COBRUF é o desenvolvimento de um foguete educacional de alta potência, seguro, simples, elegante e de baixo custo, denominado Foguete-Padrão (FP). Este foguete está sendo desenvolvido de forma modular no Brasil com base em uma inovadora metodologia de desenvolvimento tecnológico universitário promovida pelo Projeto COBRUF que se assemelha aos métodos de desenvolvimento encontrados em grandes centros tecnológicos como a NASA, o INPE e o DCTA. Participam deste desenvolvimento os principais grupos aeroespaciais estudantis de UFABC, ITA, USP, UNB, UFMG, UFRGS, UFSC, UFU e UNIPAMPA. Os desenvolvimentos já estão avançados.

Com base neste foguete, está sendo elaborado o “Manual Técnico do Foguete-Padrão”: documento que visa ensinar de forma didática estudantes sem experiência com foguetemodelismo a replicarem o Foguete-Padrão, passo-a-passo e com segurança, visando transferir conhecimento e amadurecer tecnologicamente os estudantes para que possam projetar com segurança foguetes ainda mais avançados. Este documento será disponibilizado a todas as Equipes inscritas na futura competição.
Uma versão teste da Cobruf, a chamada Cobruf Beta, será realizada em dezembro de 2015 em colaboração com uma instituição aeroespacial de grande renome e experiência. Esta versão será composta por 3 das 6 modalidades da Cobruf, um Workshop COBRUF e o lançamento do Foguete-Padrão. Além disso, temos coordenado grupos da UNB, UFOP e UFMG na elaboração das metodologias de avaliação e escolhas dos jurados da Cobruf Beta. O Projeto COBRUF já tem obtido excelentes resultados coordenando o trabalho conjunto de grupos técnico-universitários por todo o Brasil e continua expandindo.
Cobruf : Pelo direito de voar mais alto www.cobruf.com.br / cobruf@gmail.com