[ TUTORIAL ] ALTÍMETRO COM ARDUINO

Aqui ensinaremos a montar um medidor de altitude razoavelmente preciso, utilizando componentes eletrônicos baratos e de fácil manuseio. Mãos à obra!

MATERIAIS
1x Arduino NANO
1x Sensor barométrico BMP180 Sparkfun
1x Protoboard
Nx Jumpers

DOWNLOADS
IDE do Arduino (download)
Biblioteca BMP180 Sparkfun (download)
Código do sketch (download)

INSTRUÇÕES

1º PASSO: Baixe os arquivos indicados acima.
2º PASSO: Instale e configure a IDE do Arduino. (para maiores detalhes sobre instalação e configuração da IDE do Arduino, clique aqui.)
3º PASSO: Instale a biblioteca do sensor BMP180. (para maiores detalhes sobre instalação de bibliotecas na IDE do Arduino, clique aqui.)
4º PASSO: Com o Arduino desligado (desconectado do computador), monte o circuito representado abaixo (para maiores detalhes sobre como montar circuitos em uma protoboard, clique aqui.)

ATENÇÃO! certifique-se de que o BMP180 está ligado no pino de alimentação de 3.3V (não confundir com o de 5V, pois isso poderá danificar o sensor barométrico).

 

diagrama-circuito5º PASSO: Conecte o Arduino ao computador e certifique-se de que ele foi reconhecido. (para mais detalhes, clique aqui.)
6º PASSO: Copie o código do sketch na IDE e clique em “UPLOAD”.

Nesse ponto, se tudo ocorreu como esperado, o medidor de altitude já está pronto para ser usado. Para testar as medições de altura, ainda na IDE, clique em “SERIAL MONITOR”. Na tela subsequente, você verá as leituras de altitude feitas pelo sensor em relação ao ponto de referência escolhido. Mova o conjunto sensor+protoboard+arduino para cima e para baixo veja a mudança nos valores exibidos na tela.